Filiada à
Gichin Funakoshi nasceu em Shuri, Okinawa, em 1868, o mesmo ano da Restauração Meiji. Funakoshi era filho único, e logo após o seu nascimento fora levado para a casa dos seus avós maternos, com quem foi educado e aprendeu poesias clássicas chinesas. Aos 11 anos de idade iniciou seus estudos, com o mestre Asato, no duro sistema Naha-Te, e com o mestre Itosu no sistema Shuri-Te (velocidade e elasticidade).
Foi perto do fim do ano de 1921, mestre Funakoshi, numa exposição de educação física promovida pelo governo Japonês em Tokyo, foi escolhido como representante da ilha, para fazer oficialmente a primeira demonstração pública do Okinawa-te à capital japonesa. Mestre Funakoshi reestruturou e codificou as técnicas de luta passando a chamá-las de Karate Do.
Funakoshi sempre enfatizava o desenvolvimento do caráter e autodisciplina nas suas narrações.
“Assim como um vale vazio pode ecoar o som da voz, do mesmo modo a pessoa que segue o Caminho do Karate Do deve esvaziar-se livrando-se de todo egoísmo e ambição. Tornar-se vazio interiormente, mas reto por fora. Este é o significado verdadeiro de vazio no Karate Do.”
O Mestre Gichin Funakoshi além de Mestre de Karate era também, exímio poeta e quando escrevia os seus poemas usava o pseudônimo de SHOTO (que significa: ondas de pinheiro).
Ele usava este nome porque a cidade nativa de Shuri, local do seu nascimento, era rodeada por colinas com florestas de pinheiros RYUKYU e vegetação subtropical; entre elas estava o Monte Torao.
A palavra torao significa: cauda de tigre; e era particularmente adequada porque a montanha era estreita e tão densamente arborizada que realmente tinha a aparência de uma cauda de tigre quando vista de longe.
Por volta de 1933, Funakoshi desenvolveu exercícios básicos para prática das técnicas em duplas. Tanto o ataque de cinco passos (Gohon Kumite) como o de um (Ippon Kumite) foram usados.
Em 1934, um método de praticar esses ataques e defesas com colegas de um modo levemente mais irrestrito, semi-livre (Ju Ippon Kumite), foi adicionado ao treinamento.
1 - HEIAN SHODAN - PAZ E TRANQUILIDADE
2 - HEIN NIDAN - PAZ E TRANQUILIDADE
3 - HEIAN SANDAN - PAZ E TRANQUILIDADE
4 - HEIAN YONDAN - PAZ E TRANQUILIDADE
5 - HEIAN GODAN - PAZ E TRANQUILIDADE
6 - TEKKI SHODAN - CAVALEIRO DE FERRO
7 - TEKKI NIDAN - CAVALEIRO DE FERRO
8 - TEKI SANDAN - CAVALEIRO DE FERRO
9 - BASSAI DAÍ - ROMPER A FORTALEZA 1
0 - KANKU DAÍ - CONTEMPLAR O CÉU
11 - JITTE - DEZ MÃOS
12 - HANGETSU - MEIA LUA
13 - ENPI - VÔO DA ANDORINHA
14 - GANKAKU - GROU SOBRE A ROCHA
15 - JION - AMOR E GRATIDÃO
16 - BASSAI SHO - ROMPER A FORTALEZA
17 - KANKU SHO - CONTEMPLAR O CÉU
18 - CHINTE - MÃOS ESTRANHAS
19 - UNSU - MÃOS DE NUVENS
20 - SOCHIN - ESPÍRITO INABALÁVEL
21 - NIJUSHIHO - 24 PASSOS
22 - GOJUSHIHO DAÍ - 54 PASSOS – longo
23 - GOJUSHIHO SHO - 54 PASSOS – curto
24 - MEIKIO - ESPELHO LIMPO
25 - JIIN - AMOR E PROTEÇÃO
26 - WANKAN - CORÔA REAL
“Quando o corpo cansa, ele simplesmente relaxa e os movimentos não saem com a mesma força e velocidade. Mas ele obedece a ordem mental. É na determinação em continuar fazendo, que reside o desafio. ”
Atualmente, o treinamento de Karatê-do é sistematizado e dividido em três componentes:Kihon, Kata e Kumite. Kihon é a prática de técnicas fundamentais: bases, defesas, socos, chutes. As técnicas básicas do Karatê são passadas principalmente através do Kihon, pois ele vai ser a base para se fazer um Kata bem feito e um Kumite melhor ainda. É no Kihon que o karateca vai ganhar uma base forte e firme e também velocidade e força nos seus pés.
Através do Kihon, o karateca consegue atingir uma potência muito forte, reflexos e rapidez nos deslocamentos. Mas somente a força muscular não permitirá que a pessoa se sobressaia nas artes marciais, o poder do kime (finalização) é essencial e resulta da concentração de força máxima no momento do impacto. Um golpe de um karateca bem treinado pode chegar a ter uma velocidade de 13 metros por segundo (47km/h) e gerar uma força equivalente a 700kg.
No Kihon também é treinado a movimentação em base com o movimento de quadris, essencial a um movimento bem feito. Os quadris estão localizados aproximadamente no centro do corpo humano, e o movimento deles exerce um papel crucial na execução de vários tipos de técnicas do Karatê.
Além de uma fonte de potência, os quadris constituem a base de um espírito estável, de uma forma correta e da manutenção de um bom equilíbrio. No Karatê recomenda-se “golpear com os quadris” , “a chutar com os quadris” e a “bloquear com os quadris”.
“Quando o corpo cansa, ele simplesmente relaxa e os movimentos não saem com a mesma força e velocidade. Mas ele obedece a ordem mental. É na determinação em continuar fazendo, que reside o desafio. ”
Atualmente, o treinamento de Karatê-do é sistematizado e dividido em três componentes:Kihon, Kata e Kumite. Kihon é a prática de técnicas fundamentais: bases, defesas, socos, chutes. As técnicas básicas do Karatê são passadas principalmente através do Kihon, pois ele vai ser a base para se fazer um Kata bem feito e um Kumite melhor ainda. É no Kihon que o karateca vai ganhar uma base forte e firme e também velocidade e força nos seus pés.
Através do Kihon, o karateca consegue atingir uma potência muito forte, reflexos e rapidez nos deslocamentos. Mas somente a força muscular não permitirá que a pessoa se sobressaia nas artes marciais, o poder do kime (finalização) é essencial e resulta da concentração de força máxima no momento do impacto. Um golpe de um karateca bem treinado pode chegar a ter uma velocidade de 13 metros por segundo (47km/h) e gerar uma força equivalente a 700kg.
No Kihon também é treinado a movimentação em base com o movimento de quadris, essencial a um movimento bem feito. Os quadris estão localizados aproximadamente no centro do corpo humano, e o movimento deles exerce um papel crucial na execução de vários tipos de técnicas do Karatê.
Além de uma fonte de potência, os quadris constituem a base de um espírito estável, de uma forma correta e da manutenção de um bom equilíbrio. No Karatê recomenda-se “golpear com os quadris” , “a chutar com os quadris” e a “bloquear com os quadris”.